Terça-feira, 21 de Agosto de 2007

Ai Portugal, Portugal!

[Ser rico] Em Portugal, ainda é, sobretudo, causa de inveja e desconfiança.
(...)
O nosso mal-estar perante as grandes fortunas não tem razão ideológica, mas tem razão política e muita. (...) Tivemos sempre – desde o tempo das Descobertas, passando pelo liberalismo, pela República e pelo Estado Novo – uma sociedade que colocou os pobres por conta da caridade e os ricos por conta do privilégio. (...) Ainda hoje, muito do que penamos, muito do que de negativo existe na mentalidade instalada entre os portugueses deve-se à doutrinação desses cinquenta anos de ditadura retrógrada e beata. Os ricos continuam a apostar que o Estado é a fonte de todos os negócios verdadeiramente rentáveis, e os pobres continuam a acreditar que o Estado lhes deve toda a protecção e desvelo.
(...)
O desvario comunista dos anos a seguir a 74 serviu apenas para que uma imensa massa de desfavorecidos e ignorantes imaginasse que todos poderiam ser ricos pela simples estatização de toda a economia do país. (...) a Reforma Agrária iria tornar o país auto-suficiente em bens alimentares, que a indústria e as empresas em autogestão e sem investimento e risco privado seriam capazes de render muito mais e que a banca "ao serviço do povo" financiaria tudo isto... com o dinheiro de ninguém.
(...)
O despertar desta bebedeira colectiva, com a necessidade premente de acorrer ao mais elementar – pagar aos funcionários públicos, evitar a fome e as falências sucessivas das empresas, garantir o crédito externo ao Estado Português – levou a restabelecer aos poucos o único sistema económico que se acreditava, e ainda acredita, ser capaz de manter o país a funcionar: o capitalismo clientelar do Estado. E, para que a revolta social fosse evitada, deu-se aos trabalhadores o reverso da medalha: uma lei de despedimentos que garante trabalho até à eternidade a quem o tem e precariedade para sempre a quem o não tem; subsídios de desemprego garantidos, não só para quem não encontra trabalho mas também para quem não quer trabalhar; reforma segura para todos, mesmo para os que não descontaram durante a vida; um sistema de ensino público que custa uma fortuna ao país e que só satisfaz os sindicatos de professores; e um sistema de saúde pública onde se gasta mais "per capita" do que na Holanda e se espera dezoito meses por uma operação urgente. Assim se regressou ao velho Portugal de sempre, (...) que gasta a riqueza produzida e cobrada à parte saudável do país a sustentar os que vivem à sua conta.

Miguel Sousa Tavares, aqui
by carlos às 11:29
link | comment | add to favorites
|
3 comentários:
De Ricardo a 22 de Agosto de 2007 às 02:19
Olá! Estás a viver na Irlanda...gostas? Há quanto tempo estás aí? Que dicas darias a uma pessoa que estivesse a pensar mudar-se praí?

Obrigado :)


De carlos a 22 de Agosto de 2007 às 16:37
Ricardo,

Como deves imaginar é difícl em poucas palavras descrever um modo de vida num país. De qq forma vou tentar: em modos gerais a experiência é positiva, principalmente se tiveres capacidade (e n é nada fácil) de te abstraires da chuva constante. Os salários são bastantes bons, mas o custo de vida também é caro. Aconselho vivamente Dublin se gostares de morar em cidades grandes, pq todas as outras são pequeninas (eu moro em Galway, 3ª maior cidade, com 70 mil habitantes).
Se quiseres alguma dúvida mais específica, contacta-me por email (carlos.ribeiro.c10@sapo.pt)


De sonoscredita a 22 de Agosto de 2007 às 11:50
ñ li tudo mas, só pelo início, já sei que concordo... pelo menos, com a ideia geral do artigo.

além disso, temos muitos problemas e pudores em falar de dinheiro: quanto custou isto ou aquilo, quanto ganhamos, ...

enfim!


comment

_about


_ who_is

_search

 

_Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
18
20

21
22
24
26
27

28
29
30
31


_recent

_ the end

_ Time flies...

_ 3% é motivo de orgulho?

_ If you're focused on what...

_ notícias de Portugal #6 -...

_ Once upon a time in Galwa...

_ favorite quotes #11

_ Brick walls are there for...

_ notícias de Portugal #5 -...

_ Não há condições para sai...

_where are you from?

Locations of visitors to this page

_links

_old

_ Outubro 2007

_ Setembro 2007

_ Agosto 2007

_ Julho 2007

_ Junho 2007

_ Maio 2007

_ Abril 2007

_ Março 2007

_ Fevereiro 2007

_counting

_ kisses

_how's the weather?

Weather Forecast

_subscrever feeds